Webquests

 

8º Ano – Período Regencial

Produzindo um HQ sobre as revoltas do Período Regencial

Fonte imagem: http://grupoescolar.com

Introdução

Nosso tema central desta webquest será o Período Regencial Brasileiro, período que engloba os anos de 1831 a 1840. Momento histórico que sucede o governo de D. Pedro I e antecede o longo governo de D. Pedro II. Ressaltaremos neste trabalho as muitas rebeliões ocorridas no território brasileiro neste período.

Tarefa

Realizar pesquisas dirigidas sobre as rebeliões “Revolta dos Malês”, “Sabinada”, “Cabanagem”, “Balaiada” e “Guerra dos Farrapos”. Elaborar um resumo indicativos e finalizar o assunto confeccionando uma HQ (História em Quadrinhos) digital em site específico para publicação no nosso webfólio.

Processo e Recursos

O projeto seguirá a seguinte sequência didática:

1 – Explicação de todas as etapas do projeto, informando quais recursos tecnológicos serão utilizados e divisão dos grupos seguindo critérios de afinidade e conhecimento de operação das novas tecnologias de informação e comunicação;

2 – Atenção e registro das principais informações contidas em slides, imagens e vídeos no nosso site “História Já” (https://historiaja.wordpress.com/7%C2%AA-serie-hortolandia-sp/);

3 – Os alunos farão a leitura e resumo de textos a partir dos links abaixo:

http://www.brasilescola.com/historiab/revolta-males.htm (Revolta dos Malês)

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/revolta-dos-males-rebeliao-de-escravos-muculmanos-em-salvador.htm (Revolta dos Malês);

http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/sabinada.htm (Sabinada);

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sabinada (Sabinada);

http://www.historiadobrasil.net/balaiada/ (Balaiada));

http://www.infoescola.com/historia/balaiada/ (Balaiada);

http://www.brasilescola.com/historiab/cabanagem.htm (Cabanagem);

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cabanagem (Cabanagem);

http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/guerradosfarrapos/ (Guerra dos Farrapos);

http://www.historiadobrasil.net/farrapos/ (Guerra dos Farrapos).

4 – Elaboração de uma sequência de fatos para criação de uma HQ;

5 – Conversão da HQ para o formato digital utilizando o site http://www.toondoo.com/

Avaliação

A avaliação será contínua em todo o projeto e os grupos acumularão pontos nas etapas concluídas que serão inseridos na pontuação individual de cada aluno para ao término do bimestre serem convertidos na média bimestral;

Conclusão

Acreditamos que neste projeto o aluno conseguirá compreender de uma forma bastante atrativa as principais revoltas ocorridas no Período regencial e o que é melhor, ele construirá o seu próprio conhecimento na medida em que for desenvolvendo as atividades.

9º Ano – Guerra Fria

As Histórias em Quadrinhos e a Guerra Fria

Fonte imagem: http://www.universohq.com

Introdução

      Percebemos que os jovens na sua maioria não se interessam por política, e um cidadão que desconhece a importância da política e de seu papel enquanto agente transformador da realidade não terá a motivação necessária para utilizar conscientemente o seu papel social. Percebemos também que muitos alunos não percebem a força direcionadora que as mídias e as expressões artísticas possuem. Pretendemos neste projeto fazer a ligação destas duas necessidades, a interação do aluno enquanto agente político e a percepção do mesmo para a influência que as mídias e as expressões artísticas exercem sobre a sociedade.

Tarefa

Realizar resumos indicativos, elaborar uma produção textual sobre os textos estudados, confeccionar uma HQ (História em Quadrinhos) em site específico para publicação em webfólio.

 Processo e Recursos

      O projeto seguirá a seguinte sequência didática:

1 – Explicação de todas as etapas do projeto, informando quais recursos tecnológicos serão utilizados e divisão dos grupos seguindo critérios de afinidade e conhecimento de operação das tecnologias de informação e comunicação;

2 – Atenção e registro das principais informações na aula expositiva utilizando o blog “História Já” para visualizar o esquema explicativo, as imagens e vídeos sobre o assunto (https://historiaja.wordpress.com/8%C2%AA-serie-hortolandia/);

3 – Início de uma webquest criada no blog História Já utilizando os netbooks. Os alunos farão a leitura e resumo de textos a partir dos links abaixo, os textos estão relacionados à criação de super-heróis das histórias em quadrinhos na época da Guerra Fria;

http://educacao.uol.com.br/historia/quadrinhos-e-guerra-fria-gibis-retratam-o-conflito-entre-eua-e-urss.jhtm (fala do quarteto fantástico e hulk);

http://gibitecacom.blogspot.com.br/2009/03/nova-fonteira-trabalhando-guerra-fria.html (fala do macartismo)

http://www.universohq.com/quadrinhos/2003/capitao_americap1.cfm (fala do capitão américa)

http://omelete.uol.com.br/quadrinhos/a-criacao-do-homem-de-ferro-nas-historias-em-quadrinhos/ (fala da criação do homem-de-ferro);

4 – Elaboração de uma HQ utilizando como tema principal: “Um super-herói brasileiro que lute em favor do povo brasileiro”. Obs: O tema política deverá ser utilizado na HQ;

5 – Conversão da HQ para o formato digital utilizando o site http://www.toondoo.com/;

6 – Participação dos grupos em um game sobre o tema Guerra Fria e as mídias (Cruzadinhas) utilizando a lousa eletrônica (https://historiaja.wordpress.com/jogos/);

7 – Produção textual que deverá abordar os seguintes ítens:

a) Síntese dos textos lidos;

b) Experiência de participar do projeto.

8 – Envio de um comentário no blog “História Já” informando o término do trabalho e um endereço de e-mail de um integrante do grupo. O grupo receberá um e-mail e deverá anexar a produção textual e o link da HQ digital e reenviar.

Avaliação

      A avaliação será contínua em todo o projeto e os grupos acumularão pontos nas etapas concluídas que serão inseridos na pontuação individual de cada aluno para ao término do bimestre serem convertidos na média bimestral;

Conclusão

      Acreditamos que neste projeto o aluno conseguirá compreender a relação das Histórias em Quadrinhos (também designadas pela sigla HQ) com o cenário internacional da Guerra Fria (período de tensões entre os Estados Unidos e a União Soviética, após a Segunda Guerra Mundial). Ao final, o aluno será capaz de identificar e discutir os valores políticos disseminados nessas produções.

Publicado on 14/08/2012 at 9:38  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://historiaja.wordpress.com/webquests/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário