Compensações de Ausências

ESCOLA ESTADUAL PROFª PAULINA ROSA

COMPENSAÇÕES DE AUSÊNCIA – 2016

O aluno deverá escrever todos os textos esquemáticos de forma manuscrita das aulas dadas até 20 de novembro e anexar todas as Atividades Práticas Finais abaixo de acordo com o seu ano escolar. Utilize folha de almaço. Bom trabalho!!! 

6º Ano

AULA 1

Escreva um texto de no mínimo 25 linhas explicando a importância do estudo da História.

______________________________________________

AULA 2

Cole uma foto ou faça um desenho de uma ampulheta.

______________________________________________

AULA 3

Responda as questões abaixo que estão no seu livro didático, utilize também suas anotações e os slides do nosso Portal de História se desejar.

108 – 1, 2

111 – 1

115 – DIALOGANDO 1, 2, ATIVIDADES 1 A, 1B, 2 A

116 – 5 A

117 – 1

______________________________________________

AULA 4

  • Leia o texto a seguir e grife as ideias centrais.

 Os hominídeos

Apesar de diversos estudos não sabemos quando surgiu o mais antigo antepassado do homem, mas conhecemos os restos de esqueletos de diversos animais, chamados hominídeos, que tinham algumas das características que só a espécie humana possui: andavam em pé e tinham mãos. Por 2 milhões de anos, esses hominídeos foram se tornando menos parecidos com os macacos, passaram a andar eretos com mais facilidade, suas mãos se tornaram mais hábeis, a caixa craniana aumentou, sua face ficou mais delicada. Há cerca de 200 mil anos, surgiram os primeiros antepassados diretos do homem, chamados pelos estudiosos de Homo sapiens (“homem que sabe”, em latim). Os grandes grupos étnicos atuais – negros, amarelos e brancos – formaram-se entre 40 mil e 80 mil anos atrás.

 Selecione oito palavras-chave para organizar um caça-palavras. Utilizando o lápis, espalhe pelos espaços as palavras em diversas posições: vertical, horizontal, de cima para baixo, de baixo para cima, por exemplo. Os espaços que ficarem em branco deverão ser preenchidos aleatoriamente com letras. Não se esqueça de anotar no espaço destinado ao banco de dados as palavras selecionadas, para que seu colega saiba quais palavras deverá procurar. Use lápis de cor para contornar as palavras escolhidas.

______________________________________________

AULA 5

Responda as questões abaixo que estão no seu livro didático, utilize também suas anotações e os slides do nosso Portal de História se desejar.

52 – DIALOGANDO;

58 – 1 C, 1 D, 1 E;

59 – 2 A, 2 B, 2 B, 4;

60 – 5 B, 7 A

______________________________________________

AULA 6

Em um texto único explique cada uma das imagens abaixo, descrevendo-as e relacionando uma com a outra de acordo com o conteúdo estudado.

Imagem1

Imagem2Imagem3Imagem4Imagem5

______________________________________________

AULA 7

Responda as questões abaixo que estão no seu livro didático, utilize também suas anotações e os slides do nosso Portal de História se desejar.

108 – 1, 2

111 – 1

115 – DIALOGANDO 1, 2, ATIVIDADES 1 A, 1B, 2 A

116 – 5 A

117 – 1

______________________________________________

AULA 8

Responda as questões abaixo utilizando o texto e também suas anotações.

1- Leia atentamente o texto a seguir, grife as ideias centrais e circule as palavras cujo significado você não conhece. Esses passos são fundamentais para entender o tema central do texto que você vai analisar.

 

      O Egito e o Rio Nilo

A civilização egípcia desenvolveu-se às margens do Rio Nilo, localizado no continente africano. O historiador grego Heródoto, em sua obra Histórias, escreveu: “O Egito é uma dádiva do Nilo”, o que significa que toda a vida das comunidades ali fixadas dependia do rio, e que essas comunidades entendiam que o rio era uma divindade. No vale do Rio Nilo, desde aproximadamente 7 mil anos atrás comunidades praticavam a agricultura, cultivando diversos alimentos, como trigo, alface, pepino e cevada. Acredita-se que o historiador grego Heródoto de Halicarnasso, que viveu no século V a.C, foi o primeiro a registrar que se não fossem as cheias do Nilo, não haveria áreas fertilizadas nessa região desértica, pois foi o rio, com seus sedimentos, que permitiu o plantio para a subsistência e, portanto, todo o desenvolvimento da civilização egípcia: a economia, a organização da sociedade, a estrutura política, as crenças e práticas culturais dessa população tiveram por base a sua relação com o rio. A faixa de terra fértil do Egito é estreita e se estende por poucos quilômetros beirando as margens do Rio Nilo.

 

Para ajudá-lo, destacamos algumas palavras-chave que são fundamentais para entender a ideia central do texto. Pesquise cada uma delas e retorne ao texto conferindo qual dos significados encontrados melhor se encaixa nas frases. Esse movimento de voltar ao texto é muito importante para compreendê-lo.

  1. a) Dádiva:___________________________________________________________________________________________________________________________
  2. b) Halicarnasso:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
  3. c) Região desértica:_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
  4. d) Subsistência:_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2- O espaço a seguir está reservado para as palavras do texto circuladas por você que não constam

na listagem apresentada. Anote-as e procure os significados no dicionário.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 – Registre no espaço a seguir a ideia principal e as secundárias, identificadas por ordem de importância e consideradas essenciais para a compreensão do texto.

Ideia principal:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Ideias secundárias:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 – Após a leitura, a análise do vocabulário e o levantamento das ideias principais e secundárias, chega o momento de escrever, com suas palavras, uma frase que sintetize a ideia principal do texto.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5 – Quais eram as principais características da religião no Egito Antigo? Quais os principais deuses do Egito Antigo?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6 – Os egípcios escreviam sobre diversas superfícies, mas uma, em especial, era a mais usada pelos escribas. Essa espécie de papel era produzida à base de fibras do caule de uma planta muito comum às margens do Rio Nilo. Assinale a resposta que corresponde ao nome dessa planta.

a) Lótus.

b) Papiro.

c) Bambu.

d) Tamareira.

e) Coqueiro.

______________________________________________

7º Ano

AULA 1

Escreva um texto de no mínimo 25 linhas explicando a importância do estudo da História.

______________________________________________

 

AULA 2

Responda as questões abaixo que estão no seu livro didático, utilize também suas anotações e os slides do nosso Portal de História se desejar.

    • Pág. 16 – Dialogando;
    • Pág. 18 – 1, 2, 3;
    • Pág. 23 – 2 a, 2 b, 3 a, 3 b;
    • Pág. 25 – 1, 2.

______________________________________________

AULA 3

  • Faça um painel com imagens sobre o feudalismo e escreva pequenos textos sobre as imagens (não esqueça de anotar as fontes consultadas).

______________________________________________

AULA 4

Escreva um texto com as principais informações sobre a religiosidade medieval europeia. Nesta atividade tome cuidado com os erros de ortografia e concordância. Também não se esqueça dos parágrafos. Bom trabalho.

______________________________________________

AULA 5

Reveja os slides e o vídeo desta aula e faça um pequeno mosaico sobre algum tema presente nesta situação de aprendizagem. Faça um desenho em cartolina branca, pinte-o e corte em pequenos pedaços, em seguida cole os pedacinhos em um retângulo de 12cm x 12cm.

 

______________________________________________

AULA 6

Produza um resumo com as principais informações pesquisadas em seu livro didático sobre os árabes. Bom trabalho!

______________________________________________

AULA 7

Pesquise temas relacionados às cruzadas, por exemplo Jerusalém, armamentos, cavaleiros, e muitos outros. Em seguida elabore um álbum de figurinhas colando ou desenhando imagens com pequenos textos explicativos. Faça no mínimo 12 imagens excetuando-se a capa.

______________________________________________

AULA 8

Escolha um tema (Formação de Portugal, Formação da Espanha, Formação da Inglaterra ou Formação da França) e elabore um resumo sobre o governo dos 3 primeiros reis.

______________________________________________

AULA 9

Pesquise o cotidiano de um grupo social medieval europeu e faça uma ilustração sobre o tema.

______________________________________________

AULA 10

Responda as questões abaixo que estão no seu livro didático, utilize também suas anotações se desejar.

  • Pág. 150 – 1, 2;
  • Pág. 152 – dialogando;
  • Pág. 159 – 2 a, 2 b, 2 c, 2 d, 3;
  • Pág. 160 – 2;
  • Pág. 162 – 1.

______________________________________________

  8º Ano

AULA 1

Escreva um texto de no mínimo 25 linhas explicando a importância do estudo da História.

______________________________________________

AULA 2

Responda as questões e pesquise três imagens de cada um dos temas e cole uma imagem sobre cada um dos temas:

  • Tema 1: o Poder Legislativo federal;
  • Tema 2: o Poder Legislativo estadual;
  • Tema 3: o Poder Legislativo municipal;
  • Tema 4: o Poder Executivo federal;
  • Tema 5: o Poder Executivo estadual;
  • Tema 6: o Poder Executivo municipal;
  • Tema 7: o Poder Judiciário.

a) Quem exerce esse Poder?
b) Como são escolhidas as pessoas que exercem esse Poder?
c) Qual é a duração de seu mandato?
d) Quais são as atribuições deste Poder?
e) Fontes de pesquisa:
______________________________________________

AULA 3

Elabore um caça-palavras sobre a aula 3. Reveja os slides se precisar.

caça-palavras EUA

______________________________________________

AULA 5

Utilizando seu livro didático, escolha três textos e faça um resumo abordando as principais ideias de cada um deles.

______________________________________________

AULA 6

Responda as seguintes questões utilizando os slides, seu livro didático e o vídeo abaixo.

Responda as seguintes questões:

  1. Quem foi o autor do hino nacional francês?
  2. Data da criação do hino nacional francês;
  3. Em que contexto histórico foi criado o hino nacional francês?
  4. Mensagem principal que o hino passa;
  5. Explicar quais eram os estados existentes no antigo regime e suas características;
  6. Quem eram os jacobinos e girondinos?
  7. O que foi a declaração dos direitos do homem e do cidadão e sua importância;
  8. O que foi o Golpe 18 Brumário?

______________________________________________

AULA 8

Confeccione um painel sobre o trabalho infantil a partir da Revolução Industrial, pesquisando e selecionando imagens sobre este tema. Não esqueça de anotar as fontes de pesquisa e seguir as orientações a seguir.

Título:

ATIVIDADE PRÁTICA FINAL

AULA 8

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E O TRABALHO INFANTIL

 

Imagens: Deverão estar distribuídas em todo o painel, de forma harmoniosa e preferencialmente coloridas (mínimo 12 imagens);

Frases contra o trabalho infantil: Deverão estar distribuídas em todo o painel, de forma harmoniosa. Poderão ser impressas ou manuscritas à caneta;

No painel deverá haver margem.

______________________________________________9º Ano

AULA 1

Escreva um texto de no mínimo 25 linhas explicando a importância do estudo da História.

______________________________________________

AULA 2

Responda baseando-se nos mapas, nos slides e no seu livro didático:

neocolonialismo

  1. Na África do Sul, uma das línguas oficiais é o inglês, outra é o zulu. Por quê?
  2. No Senegal, fala-se o francês. Por quê?
  3.  título de cada um dos mapas?
  4. A que séculos cada um dos mapas históricos se refere?
  5. Que informações podemos obter com a análise das legendas?
  6. Comparando os dois mapas, que mudanças você pôde observar?
  7. Leia o artigo a seguir, que faz parte da Ata Geral da Conferência de Berlim, de 27 de fevereiro:

Capítulo II – Declaração concernente ao tráfico dos escravos

“Artigo 9. Em conformidade com os princípios dos direitos dos indivíduos tal como eles são reconhecidos pelas Potências signatárias, estando proibido o tráfico dos escravos, e devendo igualmente as operações que, por mar ou por terra, forneçam escravos para o tráfico ser consideradas como proibidas, as Potências que exercem ou que vierem a exercer direitos de soberania ou uma influência nos territórios que formam a bacia convencional do Congo declaram que esses territórios não poderão servir nem de mercado nem de via de trânsito para o tráfico dos escravos de qualquer raça. Cada uma das Potências se compromete a empregar todos os meios disponíveis para pôr fim a esse comércio e para punir aqueles que dele se ocupam.”

 

Segundo esse artigo, qual foi a posição das potências que participaram da Conferência de Berlim no que se refere à escravidão? O que poderia explicar esse posicionamento?

 

  1. As afirmações a seguir são referentes ao Imperialismo. Assinale a alternativa correta.

I) A necessidade de novos mercados consumidores para seus produtos levou as potências industrializadas à expansão imperialista durante o século XIX.

II) A expansão imperialista do século XIX ocorreu, basicamente, em virtude do esgotamento das minas de metais preciosos na Europa.

III) As potências industrializadas necessitavam de novas áreas nas quais pudessem aplicar o capital excedente gerado pela expansão capitalista durante o século XIX.

Estão corretas:

a) todas as afirmações.

b) apenas I e II.

c) apenas I e III.

d) apenas II e III.

e) nenhuma das afirmações é correta.

______________________________________________

AULA 3

Escolha um tema e confeccione um cartaz seguindo a comanda da atividade.

Título: armas da primeira guerra mundial

Texto informativo sobre a arma pesquisada (1 pág – sulfite – arial 12 ou manuscrito)

Imagens

Gráfico com o número de mortos (canto inferior direito)

  • Número de mortos na Primeira Guerra Mundial (1914 -1918)

Alemanha 1.773.700

Império Russo 1.700.000

França 1.357.800

Império Britânico 908.371

Turquia 325.000

Temas:

  • Tema 1: Canhão de longo alcance
  • Tema 2: Morteiro
  • Tema 3: Fuzil
  • Tema 4: Metralhadora
  • Tema 5: Tanque de guerra
  • Tema 6: Submarino
  • Tema 7: Encouraçado ou couraçado
  • Tema 8: Avião
  • Tema 9: Balão dirigível
  • Tema 10: Gases tóxicos
  • Tema 11: Granada de mão
  • Tema 12: Lança-chamas

Nomes (canto inferior esquerdo)

______________________________________________

AULA 4

Utilizando seu livro didático escolha três textos sobre o assunto “Revolução Russa” e produza um resumo.

______________________________________________

AULA 5

Em um texto único explique cada uma das imagens abaixo, descrevendo-as e relacionando uma com a outra de acordo com o conteúdo estudado.

crise de 1929 e nazismo

______________________________________________

AULA 6

Escolha um dos temas e faça uma pesquisa (Trabalho deve ser manuscrito).

  • Tema 1: Guerra de Canudos
  • Tema 2: Guerra do Contestado
  • Tema 3: Revolta da Chibata
  • Tema 4: Revolta da Vacina
  • Tema 5: Cangaço
  • Tema 6: Revolta dos 18 do Forte de Copacabana
  • Tema 7: Revolução Paulista de 1924
  • Tema 8: Coluna Prestes
  • Tema 9: Greve Geral de 1917

______________________________________________

 1ª Série EM

AULA 1

Escreva um texto de no mínimo 25 linhas explicando a importância do estudo da História.

______________________________________________

AULA 2

Escreva um resumo de 20 linhas abordando os principais pontos explicados na aula 2

 

AULA 3

Responda as questões abaixo do seu livro didático e utilize também suas anotações.

13 – 1, 2

18 – 1, 2

20 – 1, 2 A, 2 B, 2 C, 2 D, 4

 

AULA 4

Responda as questões abaixo do seu livro didático e utilize também suas anotações.

43 – 1 / 2 /3

44 – 1 / 2 / 3 / 5

47 – 5 / 6

______________________________________________

 2ª Série EM

Utilizando folhas de almaço escreva todos os textos de apoio trabalhados este ano de forma manuscrita.

______________________________________________

3ª Série EM

Utilizando folhas de almaço escreva todos os textos de apoio trabalhados este ano de forma manuscrita.

Publicado on 17/08/2015 at 15:06  Comments (2)  

The URI to TrackBack this entry is: https://historiaja.wordpress.com/compensacoes-de-ausencias/trackback/

RSS feed for comments on this post.

2 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Bom dia professor, o senhor passa trabalho de compensação de ausências para o 3ª ano no primeiro bimestre?

    • Olá, sim. Passarei para todos os alunos que ultrapassarem o limite de faltas. Beijos…


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: